Ouvindo...

Morte do Papa Francisco: conheça Becciu, cardeal condenado por peculato e que quer participar do conclave

Giovanni Angelo Becciu foi o primeiro cardeal a ser sentenciado por um tribunal criminal da Santa Sé

Giovanni Angelo Becciu

Condenado a cinco anos e meio de prisão por peculato e fraude em 2023, Giovanni Angelo Becciu ocupou por anos um cargo de chefe de gabinete papal. Ele era o substituto na Secretaria de Estado da Santa Sé, mas foi demitido pelo Papa Francisco, além de ter sido obrigado pelo pontífice a renunciar aos “direitos e privilégios” de cardeal.

Antes de ser alvo de uma investigação inédita na Santa Sé, ele tinha grande autoridade no governo central da Igreja, e era, inclusive, cotado para ser Papa algum dia. No entanto, Becciu se envolveu em um esquema que gerou prejuízos de € 136 milhões ao Vaticano na compra de um prédio de luxo em Londres, na Inglaterra. Na época, a instituição católica teve que realizar pagamentos superfaturados pelo imóvel com autorização de Becciu.

O cardeal foi o primeiro a ser sentenciado por um tribunal criminal da Santa Sé. Becciu alega inocência e entrou com um recurso que ainda está em análise.

Pedido de participação no Conclave

Agora, com a morte de Papa Francisco, o cardeal reivindica a participação no Conclave. O que pode acontecer porque, apesar de não ter mais os direitos de cardeal, ele não foi formalmente removido do Colégio Cardinalício. Dessa forma, Becciu teria permissão para participar das discussões pré-conclave.

Em entrevista ao jornal italiano L’Unione Sarda, após comparecer à primeira assembleia de cardeais nessa terça (22) , Becciu comentou que papa Francisco não poderia ter o excluído da eleição. “Ao convocar-me para o último consistório [assembleia de cardeais por ocasião da nomeação de novos cardeais], o papa reconheceu as minhas prerrogativas cardinalícias, na medida em que não houve nenhuma vontade explícita de me excluir do conclave, nem houve qualquer pedido explícito por escrito de minha renúncia”, comentou.

Para ele, a lista de cardeais que farão parte do conclave publicada pela Santa Sé é invalida.

A participação ou não de Becciu no conclave deverá ser decidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re. O cardeal Pietro Parolin, supervisionara os procedimentos do conclave que acontecem na Capela Sistina.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento