Ouvindo...

Vaticano divulga primeiras imagens de velório de Francisco e detalha cerimônias

Na quarta-feira (23), às 9h (horário de Roma), o corpo será trasladado até a Basílica de São Pedro

Nesta quarta (23), o corpo será trasladado à Basílica de São Pedro. A Missa das Exéquias será celebrada em 26 de abril, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior

O corpo do Papa Francisco, falecido nessa segunda-feira (21), aos 88 anos, já está sendo velado na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma, nesta terça-feira (22). Pela manhã, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes da despedida.

Conforme imagens divulgadas pelo Vaticano News, revestido de paramentos (vestes litúrgicas) vermelhas, cor do luto dos papas, além da Mitra (que os bispos usam sobre a cabeça), o corpo já está em um único caixão, conforme pedido do pontífice.

Leia também: Cardeais brasileiros embarcam nesta terça (22) para Roma para participar da escolha do próximo Papa
Corpo do Papa Francisco começa a ser velado nesta terça-feira (22)

Na quarta-feira (23), às 9h (horário de Roma), o corpo será trasladado até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação.

Leia também

Novenário

No sábado (26), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações. A celebração ocorrerá na Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Depois disso, estão programados os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”