O corpo do
Papa Francisco será transferido da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica Papal de São Pedro, na manhã desta quarta-feira (23), às 9h no Vaticano (às 3h no horário de Brasília). Este translado permitirá que os fiéis prestem suas últimas homenagens ao Pontífice.
A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A procissão seguirá um percurso específico: passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central.
Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra. Após este momento, será aberto o período
de visitação à urna mortuária.
Os procedimentos são previstos pelo
Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o documento que rege os ritos funerários do Pontífice Romano. Apesar do corpo de Papa Francisco ser velado na Basílica de São Pedro, o sepultamento ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maggiore, um evento que não acontecia desde 1903 com o Papa Leão XIII.