Ouvindo...

Buenos Aires faz homenagem ao Papa Francisco: ‘rezem por mim’

Fiéis se reúnem para rezar e prestar tributo ao pontífice argentino, que morreu aos 88 anos

Obelisco é iluminado com frase ‘Rezem por mim’ em homenagem ao Papa

Em uma demonstração de carinho, Buenos Aires iluminou o Obelisco com a imagem do Papa Francisco e a frase “Rezem por mim”, enquanto fiéis se reuniam na Basílica de San José de Flores, onde ele atuou antes de se tornar arcebispo da capital. As homenagens ocorreram nessa última segunda-feira, 21 de abril, após o anúncio da morte do pontífice, aos 88 anos, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca, segundo o Vaticano.

‘Rezem por mim’

O Obelisco, um dos principais monumentos históricos da capital argentina, foi iluminado com a imagem do pontífice e a frase “Rezem por mim”, em memória de seu legado.

A imagem de Francisco foi projetada no monumento com a mensagem que ele costumava repetir ao final de seus discursos: “Rezem por mim”. A iniciativa partiu da Prefeitura da Cidade de Buenos Aires, que em nota destacou: “Da cidade onde ele cresceu, queremos lembrá-lo como escolheu viver: comprometido com os outros, atento aos que mais precisam, firme diante das injustiças e generoso em suas palavras”.

confira o vídeo

Basílica de Flores

Enquanto a homenagem acontecia no centro da cidade, centenas de fiéis se reuniram na Basílica de San José de Flores, onde o Papa Francisco frequentava ainda jovem e atuou antes de se tornar arcebispo da capital. O templo ficou lotado, e muitos permaneceram do lado de fora, em silêncio e oração.

O local tem grande valor simbólico para os argentinos, pois representa as origens do primeiro papa latino-americano. A multidão emocionada acompanhou missas, acendeu velas e agradeceu pelo legado espiritual deixado por Francisco.

* Sob supervisão de Enzo Menezes

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas