Milhares de pessoas vão as ruas dos EUA em protestos contra políticas de Trump

Manifestações aconteceram em Nova York, Chicago e Washington contra as políticas de Trump e desmonte do governo federal

Protestos aconteceram em diversas cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova York, Chicago e Washington

Milhares de pessoas se reuniram em protestos espalhados por diversas cidades dos Estados Unidos, incluindo Nova York, Chicago e Washington nesse último sábado (19). Na capital financeira americana, manifestantes marcharam por Manhattan empunhando cartazes e bandeiras dos EUA, em um ato de repúdio às políticas do presidente Donald Trump.

As manifestações marcaram o segundo dia consecutivo de protestos nacionais desde que Trump reassumiu o cargo. Entre as principais críticas estão as demissões em massa no funcionalismo público — mais de 200 mil trabalhadores desligados — e o desmonte de agências federais.

Leia também

Grupos de direitos humanos também denunciaram medidas que atingem universidades e estudantes estrangeiros. A administração Trump ameaçou cortar o financiamento federal de instituições que mantêm programas voltados para diversidade, equidade, inclusão, ações climáticas e apoio à causa palestina. Ao lado de seu aliado Elon Musk, o presidente tem sido acusado de enfraquecer estruturas fundamentais do Estado e reprimir a liberdade acadêmica.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...