Uma fotojornalista e artista palestina, protagonista de um documentário que estreará em Cannes, foi morta durante um ataque aéreo israelense, informou a Associação de Cinema Independente para sua Distribuição (ACID) nesta quinta-feira (17).
Fatma Hassouna estrelaria o documentário Put Your Soul on Your Hand and Walk, mas acabou falecendo nesta quarta-feira (16) após um ataque de Israel à casa de sua família na Faixa de Gaza.
O bombardeio na casa dela ocorreu um dia depois do anúncio do filme de Sepideh Farsi em Cannes neste ano. Além da artista, nove membros da família dela também morreram no ataque, segundo o Hollywood Reporter.
“Nós, cineastas e membros da equipe do ACID, conhecemos Fatma Hassona quando descobrimos o filme Put Your Soul on Your Hand and Walk, de Sepideh Farsi, durante a programação de Cannes”, escreveu a instituição.
“Seu sorriso era tão mágico quanto sua tenacidade: testemunhando, fotografando Gaza, distribuindo alimentos apesar das bombas, da dor e da fome. Sua história chegou até nós, e nos alegramos a cada uma de suas aparições por saber que ela estava viva; temíamos por ela. Ontem, soubemos com horror que um míssil israelense atingiu seu prédio, matando Fatem e sua família”, lamentou a associação.
O documentário estrelado por Farsi gira em torno de conversas em vídeo entre a diretora e Hassouna, que começaram quando a diretora a contatou enquanto pesquisava para um filme diferente sobre Gaza.
A artista já havia acionado a Embaixada Francesa para começar o processo de levá-la ao país. “Estava preocupada com a maneira de tirá-la de lá e de fazê-la retornar em segurança. Não queria me responsabilizar por separá-la de sua família. Agora, toda sua família está morta. Estou tentando descobrir se os pais dela estão vivos, mas com certeza Fatma, suas irmãs e irmãos estão mortos”, dizia a nota.