Ouvindo...

União Europeia suspende retaliação aos EUA por 90 dias

Presidente da Comissão Europeia, porém, afirmou que as contramedidas serão impostas caso não haja acordo com os EUA

Decisão foi anunciada por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quinta-feira (10) que a União Europeia dará uma pausa nas retaliações aos Estados Unidos por 90 dias.

“Tomamos nota do anúncio do presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que receberam forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos colocá-las em espera por 90 dias”, afirmou no X.

O primeiro pacote de medidas contra os Estados Unidos foi aprovado pelos países da UE nessa quarta-feira (9). Entre elas, estava inclusa uma tarifa de 25% que entraria vigor a partir de abril.

Leia também

Von der Leyen afirmou, porém, que se as negociações não forem de acordo com o desejo da UE, as contramedidas serão aplicadas. “Se as negociações não forem satisfatórias, nossas contramedidas entrarão em ação. O trabalho preparatório para novas contramedidas continua. Como eu disse antes, todas as opções permanecem sobre a mesa”, concluiu.

Os Estados Unidos haviam imposto uma tarifa de 20% sobre todos os produtos importados da União Europeia, o que motivou a retaliação. O presidente Trump, porém, anunciou uma pausa no ‘ tarifaço’ e que as taxas voltariam para 10% durante 90 dias.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.