Ouvindo...

Com câncer, rei Charles discursa no parlamento italiano menos de 15 dias após internação

Monarca comentou sobre tamas em alta entre os governantes mundiais, como aquecimento global, multilateralismo e acordos de paz

Amigos próximos ao rei, ouvidos pela reportagem nas últimas semanas, contaram que a resposta mais comum sobre o estado de saúde de Charles III é de que há um pronunciamento sombrio e prolongado: “Não é bom”.

Menos de duas semanas após ser internado devido aos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, Rei Charles fez um discurso histórico nesta quarta-feira(9), na Itália. Ele alertou que paz mundial não deve ser tida como certa. “A paz nunca deve ser tomada como garantida”, disse.

“Grã-Bretanha e Itália estão hoje reunidas em defesa dos valores democráticos que compartilhamos”, continuou o discurso. Na ocasião, o monarca comentou sobre a união entre países europeus em apoio à Ucrânia, que está em guerra com a Rússia desde 2021. “Nossos países estão juntos com a Ucrânia (...) e acolheram milhares de ucranianos que buscam refúgio”, pontuou.

Charles ainda apontou que vê com bons olhos as dinâmicas multilaterais globais e enfatizou a parceria que a Inglaterra está celebrando com a Itália e o Japão. O programa irá projetar aviões de combate no futuro, “criará milhares de empregos em nossos países e diz muito sobre a confiança que temos uns nos outros”.

Itinerário

Na manhã desta quarta-feira (9), Charles III teve uma breve reunião privada com a primeira-ministra Giorgia Meloni na Villa Doria Pamphilj, uma propriedade histórica cercada por grandes jardins.

Em seguida, dirigiu-se a Testaccio, um bairro popular de Roma, onde se encontrou com estudantes de teatro que apresentaram um trecho da peça “Otelo”, de Shakespeare, em italiano.

*Com informações da AFP

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento