A Amazon deve lançar, no próximo dia 9, seus primeiros 27 satélites de internet, marcando o início de sua entrada no competitivo mercado de conectividade via órbita terrestre baixa. O objetivo da empresa, fundada por Jeff Bezos, é disputar espaço com a Starlink, rede da SpaceX, do bilionário Elon Musk.
Os satélites serão enviados ao espaço a bordo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), consórcio formado pelas gigantes Boeing e Lockheed Martin. O lançamento está previsto para as 13h (horário de Brasília), a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida. A ULA já havia realizado, em 2023, o voo de dois protótipos para a Amazon.
Esse é o primeiro lote de uma constelação planejada de até 3.200 satélites em órbita baixa, destinados a oferecer internet de alta velocidade em regiões remotas ou de difícil acesso. De acordo com a Amazon, o serviço começará a ser disponibilizado ainda em 2025.
A iniciativa faz parte do projeto Kuiper, com o qual a empresa pretende rivalizar diretamente com a Starlink, que já possui mais de 6.750 satélites em operação e lidera o segmento global. O mercado, em franca expansão, também conta com concorrentes como a europeia Eutelsat, segunda colocada em número de satélites, além das redes Guo Wang (China) e Telesat (Canadá).