O Papa Francisco, de 88 anos, internado desde o dia 14 de fevereiro devido a uma pneumonia nos dois pulmões, teve uma noite “tranquila” e “acordou por volta das 8h” desta terça-feira (11). Isso é o que disse a nota, emitida pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que atualizada, diariamente, o estado de saúde de Francisco.
O boletim médico dessa segunda-feira (10) relatou “melhoras que se consolidaram ainda mais”, confirmadas por exames de sangue e pela boa resposta à terapia medicamentosa.
“Por esses motivos, os médicos decidiram, hoje, retirar o prognóstico reservado. No entanto, tendo em vista a complexidade do quadro clínico e o importante quadro infeccioso apresentado na admissão, será necessário continuar o tratamento médico farmacológico em ambiente hospitalar por mais alguns dias”, disse na ocasião. Os médicos afirmaram haver perspectiva de melhora e alta hospitalar.
Histórico de saúde do papa
O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.
Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido.
Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.
No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa foi hospitalizado por quadro de