A polícia francesa interrompeu todos os serviços de trem na estação mais famosa de Paris, a Gare du Nord, nesta sexta-feira (7), após uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial ser encontrada nos trilhos que levam ao terminal. A informação foi confirmada pelas empresas ferroviárias.
A bomba foi encontrada nos trilhos na área de Saint-Denis, um subúrbio de Paris, durante os trabalhos da madrugada, informou a Eurostar em um comunicado divulgado.
Todos os trens locais que passam pela estação foram cancelados na manhã de sexta, enquanto as viagens do Eurostar nas rotas Londres-Paris, Paris-Londres, Bruxelas-Paris e Paris-Bruxelas foram canceladas durante todo o dia.
O trem cruza o Canal da Mancha por meio de um túnel e liga o Reino Unido à França.
Os trens Bruxelas-Marne La Vallée, Londres-Bruxelas e Londres-Amsterdã da Eurostar estão funcionando normalmente.
O ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, afirmou que os moradores das proximidades não têm com o que se preocupar.
Ele informou também que a interrupção dos serviços de trem na Gare du Nord vai durar “o dia todo”.
“Devido à descoberta ontem à noite de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial durante obras realizadas nos trilhos em St Denis (norte de Paris), o tráfego foi completamente interrompido de e para a Gare du Nord”, disse a Eurostar.
“A Eurostar pede sinceras desculpas pela interrupção e entende a inconveniência que isso pode causar”, completou a nota a empresa.
Filas e a estação mais movimentada da Europa
Filas começaram a se formar na estação de trem St Pancras, em Londres, enquanto os passageiros tentavam decidir o que fazer. No local, placas avisam aos passageiros que os serviços estão suspensos até novo aviso.
A Gare du Nord é a estação de trem mais movimentada da Europa, e atende a 214 milhões de passageiros por ano, segundo o Eurostar.
Em entrevista a BBC, Ivana Koralek disse que “decidiu cancelar uma viagem para visitar sua mãe idosa e seu sobrinho na França”.