Ouvindo...

Disparos de Israel matam 93 palestinos que esperavam por ajuda humanitária em Gaza

Segundo Defesa Civil, outras dezenas ficaram feridas perto dos centros de distribuição de ajuda humanitária no norte e no sudoeste do território palestino

A Defesa Civil da Faixa de Gaza informou, neste domingo (20), que 93 palestinos morreram e dezenas ficaram feridos após serem atingidos por disparos israelenses nas proximidades de centros de distribuição de ajuda humanitária.

O porta-voz, Mahmoud Bassal, declarou à AFP que 93 pessoas morreram como resultado de “disparos de Israel”, quando esperavam ajuda nos postos localizados no norte e sudoeste do território.

Segundo ele, 80 pessoas morreram na região de Zikim, a noroeste da Cidade de Gaza.

Veja também:

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) declarou que uma de suas caravanas de 25 caminhões com ajuda alimentar entrou neste domingo pela manhã no norte da Faixa de Gaza e “viu imensas multidões de civis famintos que recebiam disparos”.

Procurado pela AFP, o Exército israelense mencionou “disparos de alerta”, diante da aglomeração de “milhares” de pessoas e negou o balanço de mortos feito pela Defesa Civil.

Leia também

“Havia milhares de pessoas reunidas, todas em busca de farinha”, conta Qassem Abu Khater, que foi ao ponto de distribuição.

“Os tanques dispararam a esmo contra nós, e os franco-atiradores de Israel abriram fogo como se estivessem caçando animais selvagens na floresta”, descreveu.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo