Ouvindo...

Malala visita seu povoado natal no Paquistão 13 anos após ser atacada: ‘Alegria’

A viagem foi mantida em sigilo

Malala visita seu povoado natal no Paquistão 13 anos após ser atacada

A ativista Malala Yousafza retornou ao seu povoado natal pela primeira vez depois de ser atacada 13 anos atrás. Nesta quarta-feira (5), a vencedora do Nobel da Paz visitou Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão.

“Quando criança, eu passava todos os feriados em Shangla, Paquistão, brincando perto do rio e compartilhando refeições com minha família extensa. Foi uma alegria para mim retornar lá hoje — depois de 13 longos anos — para estar cercado pelas montanhas, mergulhar minhas mãos no rio frio e rir com meus amados primos. Este lugar é muito querido para o meu coração e espero retornar novamente e novamente”, escreveu a ativista.

Embora tenha visitado em duas ocasiões o remoto vale de Swat, onde foi baleada pelos talibãs paquistaneses, é a primeira vez em 13 anos que retorna a Shangla, onde passou sua infância antes de sua família se mudar para Swat.

Leia também

Em 2012, Malala foi atingida por um tiro na cabeça em um ataque dos talibãs enquanto estava dentro do seu transporte escolar.

Na época do episódio, os talibãs haviam ordenado que as meninas ficassem em casa, mas a jovem continuou indo para a escola em segredo, escrevendo um blog sobre sua experiência.

Malala, que chegou de helicóptero acompanhada de seu pai, seu marido e seu irmão, passou três horas na área. Aproveitou para verificar por si mesma os progressos dos projetos locais apoiados pelo Fundo Malala, uma ONG que trabalha em favor da educação das meninas.

“Sua visita foi mantida em sigilo para evitar incidentes”, declarou um alto funcionário da região sob condição de anonimato. “Nem a população local sabia”, acrescentou.

*Com informações de AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.