Ouvindo...

EUA prende homem suspeito de traficar vinte mil imigrantes ilegais

Segundo as autoridades americanas, o réu é chefe de uma organização criminosa que atuou por mais de dez anos no tráfico de migrantes da Guatemala

A procuradoria alega que a quadrilha recebia entre US$ 15 e US$ 18 mil por cada imigrante ilegal

Um homem foi preso nos Estados Unidos acusado de comandar uma rede de tráfico de pessoas. As autoridades estimam que Eduardo Domingo Renoj Matul, conhecido como Turko, tenha levado vinte mil migrantes da Guatemala ilegalmente para o território estadunidense.

O réu, de 51 anos, é acusado pela promotoria de Los Angeles de manter, também, os migrantes em esconderijos como reféns. Eles alegam ainda que o guatemalteco é responsável pelas mortes de sete imigrantes ilegais, incluindo uma criança de quatro anos, durante um acidente de carro em novembro de 2023 em Oklahoma.

Além de Turko, outro homem, identificado como Cristobal Mejia-Chaj, de 49 anos, também foi preso. Os dois serão julgados no dia 22 de abril.

Leia também

Também são acusados:

  • Helmer Obispo-Hernandez, conhecido como Xavi, de 41 anos. Ele é suspeito de ser tenente da organização criminosa e está foragido.
  • Jose Paxtor-Oxlaj, de 44 anos. Ele seria motorista da organização criminosa e está preso em Oklahoma.

A acusação alega que organização criminosa operou “uma dúzia de anos” e se especializou no “contrabando” de imigrantes ilegais da Guatemala para os Estados Unidos, especialmente entre as cidades de Phoenix e Los Angeles.

Se condenados por todas as acusações, os réus poderão pegar prisão perpét,ua ou até pena máxima.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.