Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, chamou o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, de “ditador” e qualificou nesta quarta-feira (19) o trabalho dele como “terrível”.
“Amo a Ucrânia, mas Zelensky está fazendo um trabalho terrível, seu país está destroçado e milhões morreram desnecessariamente”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Para
Resposta de Zelensky
O presidente da Ucrânia rebateu dizendo que o americano sucumbiu à “desinformação” russa, citando a responsabilização de Trump a Kiev por ter “iniciado” a guerra e reproduzindo questionamentos do Kremlin sobre a legitimidade de Zelensky.
Trump seguiu com a discussão: “pensem, um modesto comediante de sucesso, Volodimir Zelensky, convenceu os Estados Unidos a gastar 350 bilhões de dólares (cerca de R$ 2 trilhões) em uma guerra que não podia ser vencida, que nunca devia ter começado, mas uma guerra que ele nunca poderá resolver sem os EUA e ‘TRUMP’”, continuou.
O magnata americano ainda disse que parte da
No dia anterior à discussão, nessa terça-feira (18), Trump já havia atacado Zelensky. Ele o considerou culpado pela invasão russa na Ucrânia, fazendo coro à justificativa de Moscou que a guerra só começou porque os ucranianos queriam se juntar à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
* com informações de AFP