Ouvindo...

Número de foguetes lançados ao espaço bate recorde pelo quarto ano consecutivo

Foram realizadas 259 missões no ano passado, uma média de um lançamento a cada 34 horas

A Space Foundation divulgou, no final de janeiro, a edição mais recente do Space Report, que revelou um novo recorde no número de lançamentos para a órbita terrestre em 2024. Foram realizadas 259 missões no ano passado, uma média de um lançamento a cada 34 horas, marcando o quarto ano consecutivo de crescimento no setor.

O estudo também aponta que essa tendência deve continuar em 2025, impulsionada por operadoras globais que planejam novas missões para a melhoria de serviços e pelo lançamento previsto de pelo menos 24 novos veículos espaciais. “O setor aeroespacial está se expandindo rapidamente e há um esforço promissor para fortalecer a sua governança e sustentabilidade”, afirmou Heather Pringle, CEO da Space Foundation.

Leia também

SpaceX

Apesar do aumento no número de lançamentos, a quantidade de espaçonaves implantadas caiu 3% em relação a 2023, totalizando 2.802. No entanto, a massa total levada à órbita aumentou 40%, chegando a 1,9 milhão de kg, refletindo a transição para satélites mais pesados, como o Starlink v2 mini da SpaceX.

A SpaceX foi a grande responsável por impulsionar esse crescimento, realizando 152 lançamentos, o que representa 58,6% do total global. Quase 90 dessas missões foram dedicadas à expansão da rede de comunicações Starlink. A empresa também teve papel fundamental no aumento de lançamentos de espaçonaves militares, com mais de 100 satélites enviados para a constelação Starshield da Força Espacial dos Estados Unidos, resultando em um crescimento de 86% nesse segmento.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais