Ouvindo...

Vídeo: ao menos uma pessoa morre em explosão de carro no Equador

O Ministro do Interior do país afirmou que a ação foi um “ato terrorista”

Explosão de carro deixa um morto no Equador

A explosão de um carro-bomba nesta terça-feira (14) deixou ao menos uma pessoa morta e várias feridas em uma zona comercial na cidade de Guayaquil, no Equador. O Ministro do Interior do país afirmou que a ação foi um “ato terrorista”.

Vídeos mostram um veículo estacionado pegando fogo após a explosão. Veja o vídeo, na íntegra, ao final da matéria.

Segundo o Ministro do Interior, John Reimberg, no local, havia “dois veículos, dos quais um detonou”. O outro permanece com explosivos, portanto, será realizada uma explosão controlada.

“Por volta das 18h [locais, 20h em Brasília] ouvimos um barulho muito forte, e acreditamos que era da explosão. Agora vejo que ocorreu a poucos metros de nós. Saímos correndo por medo de que algo mais aconteça, estamos em choque”, contou uma trabalhadora da região à AFP.

O Corpo de Bombeiros afirmou no X que registrou um morto e vários feridos. Já a empresa de segurança da cidade fechou a via para os trabalhos da polícia e dos Bombeiros.

Leia também

“A Polícia Nacional está trabalhando de maneira permanente para combater a ameaça e chegar aos responsáveis deste ato terrorista”, disse Reimberg. O Ministério Público também investiga o caso.

Os explosivos utilizados são de “elaboração profissional”. O ataque foi atribuído a “grupos criminosos que querem provocar o caos”. A área onde ocorreu a explosão há muitos restaurantes, lojas, consultórios, hotéis e até mesmo um hospital, além do maior centro comercial da cidade.

Nos últimos tempos, uma onda de violência toma conta do Equador, com disputas entre gangues pelo controle do tráfico de drogas no país. Guayaquil, em específico, devido à saída para o Pacífico, é um reduto de organizações criminosas e teve aumento no número de atentados, homicídios, extorsões, desaparecimentos, roubos e outros delitos.

Veja o vídeo:

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.