Novo presidente dos Estados Unidos,
Em praticamente todos os discursos pós-eleição, Trump tem enfatizado a promessa de retomar políticas migratórias de seu primeiro mandato. Segundo ele, os EUA realizará a maior deportação em massa da história, com uma verdadeira “caça” aos imigrantes ilegais do país.
Trump deve declarar situação emergencial e liberar recursos para ampliar a fiscalização na fronteira com o México. O governo pretende acabar com programas que autorizam a entrada de estrangeiros por questões humanitárias.
As medidas vão afetar cerca de 11 milhões de pessoas que vivem em situação irregular nos EUA.
Mudanças na economia
Na economia, Trump tem apostado em uma agenda liberal e protecionista, com corte de impostos e aumento nas tarifas para produtos importados. Uma das propostas é criar tarifas de 10% a 20% sobre todas as importações.
Durante a campanha, Trump defendeu também eliminar impostos sobre horas extras e gorjetas, além de reduzir impostos de forma ampla para todas as classes sociais, incluindo os mais ricos.
Anistia para manifestantes
O novo presidente quer anistiar manifestantes que invadiram o Capitólio, sede do Congresso americano, no dia 6 de janeiro de 2021. A manifestação registrou cenas de violências e com muitos apoiadores de Trump tentando impedir a certificação de Joe Biden para a presidência.
Trump pretende perdoar algumas pessoas que foram condenadas de forma injusta. Até agora, mais de 900 manifestantes foram condenados em tribunais americanos.
Meio Ambiente
Outra área em que a chegada de Trump promete uma grande mudança nas políticas dos Estados Unidos é a do Meio Ambiente. Trump quer retirar o país de vários acordos internacionais e reverter medidas de Biden na área ambiental.
O republicano deve ainda acabar com incentivos para a produção de veículos elétricos nos Estados Unidos e trabalhar contra a importação de carros e materiais para baterias fabricados na China.