Ouvindo...

Presidente do México diz que já tem ‘plano’ para receber imigrantes deportados por Donald Trump

Segundo a presidente, que fica no governo até 2030, “haverá tempo” para dialogar com o novo governo americano

Claudia Sheinbaum se tornou a primeira mulher presidente da história do México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou que o país está disposto a receber imigrantes que forem deportados dos Estados Unidos pelo presidente eleito Donald Trump.

Segundo a presidente, “haverá tempo” para dialogar com o governo americano. Ela ainda afirmou que, caso as deportações realmente aconteçam, o país está preparado e já tem “um plano” para receber os imigrantes.

A declaração foi dada na última sexta-feira (3). No mesmo dia, o republicano Mike Johnson, reeleito presidente da Câmara dos Representantes, prometeu aplicar as políticas de Trump, começando pela “defesa das fronteiras” dos Estados Unidos.

Leia também

“Em coordenação com Donald Trump deportaremos estrangeiros ilegais perigosos e criminosos, e terminaremos finalmente de construir o muro fronteiriço com o México”, declarou no discurso após a vitória no Congresso.

O México havia concordado em receber, além dos mexicanos, imigrantes de países como Cuba e Venezuela, mas interrompeu temporariamente as deportações em 2023 por falta de recursos.

Trump irá retornar à Casa Branca no dia 20 de janeiro, substituindo o presidente Joe Biden. J.D. Vance, o vice-presidente eleito, irá ocupar o cargo que era de Kamala Harris, que disputou as eleições pelo partido republicano.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.