Durante um encontro nesta quarta-feira (13) na Casa Branca, nos Estados Unidos, o atual presidente Joe Biden e o presidente eleito para o próximo mandato Donald Trump discutiram uma ‘transição tranquila’ de poder. Essa é a primeira vez que os dois se encontram após o fim das eleições estadunidenses.
Biden e Trump mantiveram um clima amigável, apesar de serem rivais. No começo da corrida eleitoral, Biden era o candidato democrata, mas acabou abrindo mão para que Kamala Harris disputasse a eleição.
O atual presidente parabenizou Trump e afirmou que trabalhará para que ele seja acomodado da melhor maneira possível nesta volta à Casa Branca. Ele citou que quer ter uma transição tranquila para o próximo governo.
Já o presidente eleito concordou com a proposta de uma transição ‘tão suave quanto possível’ e que a política 'é difícil’. Ele também planeja visitar o Capitólio, onde ocorreram ataques de centenas de simpatizantes de sua candidatura, que tentavam impedir a certificação da vitória de Biden em janeiro de 2021.
Vale lembrar que, em 2020, quando perdeu a eleição, Trump não recebeu Biden na Casa Branca. A atitude é algo tradicional entre governantes após a votação nos Estados Unidos.
*Com CNN e AFP