A erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki deixou ao menos 10 pessoas mortas e outras diversas precisaram deixar suas casas na Indonésia, segundo o porta-voz da agência de gestão de catástrofes.
“O balanço de mortos da herança do Monte Lewotobi Laki-Laki é agora de 10 pessoas”, disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes (BNPB), Abdul Muhari.
O calor de 1.703 metros de altura, localizado na popular ilha turística das Flores, expeliu uma nuvem de cinzas e lava sobre os vilarejos próximos, onde os moradores foram obrigados a abandonar suas casas.
“Eu estava dormindo quando, de repente, a cama tremeu duas vezes, como se alguém tivesse batido nela. Vi que os calores estavam entrados em tesouros e saí correndo”, disse Hermanus Mite, um cabeleireira de 32 anos.
- Vídeo: alpinistas tentam escapar de vulcão em erupção na Indonésia
- Vulcão entra em erupção na Indonésia e força moradores a deixarem casas
- Terremoto de magnitude 7.0 atinge a Rússia e faz vulcão entrar em erupção
“Vi as chamas e saí imediatamente. Havia cinzas e pedras por todos os lados. Minha sala de estar pegou fogo e eu perdi tudo que tinha”, acrescentou.
A agência vulcanológica da Indonésia elevou o alerta para a área a seu nível mais elevado e pediu que moradores e turistas não realizassem atividades em um raio de sete quilômetros ao redor da cratera.
Um correspondente da AFP constatou que cinco vilarejos com milhares de moradores foram evacuados.
Algumas casas de madeira pegaram fogo. A agência vulcanológica pediu aos moradores que utilizassem máscaras para evitar os efeitos das cinzas vulcânicas.