Um barco da Guarda Civil da Espanha passou por cima de uma lancha com migrantes que tentava entrar no país. O caso aconteceu no domingo (25).
A perseguição foi registrada em vídeo por banhistas que estavam na praia ‘Cortados de Aguadú', na cidade autônoma espanhola Melilha, que fica ao norte da África.
A região, que formalmente faz parte da Espanha, é bastante frequentada por turistas no verão europeu.
As imagens mostram que a embarcação da Guarda Civil, que patrulha o espaço marítimo espanhol, aborda a lancha com os migrantes e tenta impedi-los de seguir viagem em direção a águas espanholas. O barco com migrantes, no entanto, continua a acelerar, tentando desviar dos policiais. Veja o vídeo aqui.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a polícia afirmou que ninguém ficou ferido e que os ocupantes do bote estavam tentando entrar ilegalmente na Espanha.
A Associação Marroquina para os Direitos Humanos classificou a ação da polícia espanhola como “violenta e perigosa” em uma publicação nas redes sociais. As quatro pessoas a bordo do bote foram detidas após o incidente.
Uma ONG em Melilha também pediu uma investigação detalhada das ações da Guardia Civil, responsável pela patrulha das fronteiras e portos espanhóis. Políticos da esquerda espanhola reforçaram o apelo, solicitando ao ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, que explique as circunstâncias do ocorrido.
Ainda segundo o Guardian, uma fonte do Ministério do Interior espanhol informou à agência de notícias Europa Press que não há planos para abrir uma investigação interna sobre o caso.