Até 2025, o Aeroporto Internacional Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, pode ser 100% digital. Esse é o desejo da administração do local, que lançou o Projeto de Viagem Inteligente, que consiste em instalar sensores biométricos em balcões de check-in, cabines de imigração, caixas de lojas duty-free, lounges de companhias aéreas e portões de embarque.
Atualmente, a tecnologia já está em uso em algumas seções do aeroporto, principalmente nos voos da companhia aérea Etihad. “Estamos expandindo para nove pontos de contato, e isso seria uma novidade mundial. Foi projetado sem necessidade de pré-cadastro, os passageiros são automaticamente reconhecidos e autenticados à medida que se movem pelo aeroporto, acelerando significativamente todo o processo”, afirmou Andrew Murphy, diretor de informação do aeroporto.
Para que o sistema funciona, qualquer pessoa que vá aos Emirados Árabes Unidos pela primeira vez, residente ou turista, terá dados biométricos coletados na imigração. Depois, o sistema acessa o banco de dados e verifica os passageiros conforme passam pelos pontos de controle.
- Plataforma lista países mais fáceis de conseguir cidadania
- Avião que saiu de Confins sofre danos em pouso e fecha pista de Aeroporto de Florianópolis
- Aeroporto de Confins registra quase 150 voos atrasados ou cancelados devido a apagão cibernético
O objetivo da implantação do sistema é facilitar o fluxo de passageiros e tornar o trânsito mais rápido. “As pessoas contam que vão até a área comercial ou ao portão em menos de 15 minutos, e quando você considera que esta é uma instalação enorme, […] capaz de processar 45 milhões de passageiros, conseguir atravessar um aeroporto desse tamanho em apenas alguns minutos é realmente revolucionário”, afirmou Murphy.
Apesar da troca do sistema, ainda existirá a opção de passar pela verificação do jeito tradicional, principalmente para aqueles que não costumam viajar muito. Um sistema especial será feito para atender crianças.
Além do Aeroporto Internacional Zayed, outros aeroportos ao redor do mundo já contam com a tecnologia no embarque. Os aeroportos Changi, de Singapura, Internacional de Hong Kong, Tóquio Narita, Tóquio Haneda e Internacional Indira Gandhi, em Deli, já têm terminais biométricos ou estão desenvolvendo.
*Com informações da CNN