O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, registrou 114 voos atrasados e 29 cancelados nesta sexta-feira (19), devido a uma
“O apagão cibernético global ocorrido nesta sexta-feira não afetou os sistemas da concessionária BH Airport. Entretanto, algumas companhias aéreas sofreram indisponibilidade em seus sistemas em todo o país”, informou a BH Airport.
Ainda segundo a concessionária, a situação e os impactos aos passageiros estão sendo monitorados. A operação é realizada em cooperação com as companhias aéreas e órgãos do setor, com o objetivo de minimizar os efeitos do apagão.
A orientação aos passageiros é que eles procurem a companhia aérea para saber sobre a situação do seu voo. Caso eles consigam ser realocados em um voo ainda hoje, a concessionária pede para que se organizem para chegar com antecedência ao aeroporto.
Confira o balanço de voos atrasados e cancelados em Confins nesta sexta (19):
Até às 16h o terminal mineiro registrou:
Atrasos:
- Partidas: 54 voos
- Cia Aérea: Azul
- Chegadas: 60 voos
- Cia Aérea: Azul
Cancelamentos:
- Partidas: 13 voos
- Cia Aérea: Azul
- Chegadas: 16 voos
- Cia Aérea: Azul
Passageiros reclamam de falta de assistência
De acordo com a Azul Linhas Aéreas, passageiros com destino as cidades mineiras de Ipatinga, Governador Valadares e Juiz de Fora
Porém, em relação aos demais voos, os passageiros reclamam que não sabem quando vão conseguir remarcar as viagens. Um deles relatou à Itatiaia ter saído de Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, na manhã desta sexta, em um voo da Azul. Ele iria fazer uma conexão em Confins e seguir rumo a Curitiba, no Paraná. Porém, o voo para a capital paranaense foi cancelado.
“Me deparei com essa situação, voo cancelado para Curitiba e nesse constrangimento louco. Estou sem saber o que fazer, esperando aqui nessa fila há mais de horas, sem ter retorno de nada. Até agora nada, nem lanche. Tá difícil. Pode ser que eu vá hoje, mas me ofereceram para ir dia 22. São quatro pessoas, como eu vou dia 22? Não tem jeito”, afirma Marcos.
Wender Aires, outro passageiro da Azul, mora em Goiânia e estava voltando para casa. Ele saiu de Recife, em Pernambuco, e iria fazer uma conexão em Belo Horizonte quando se deparou com o problema. “A gente não tem resposta de ninguém. Estamos na fila desde às 11h e sem resposta, ninguém dá satisfação. Estamos há quase três horas na fila, sem almoço, e sem voucher”, relata.
O que diz a Azul
Em nota, a Azul informou que a companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos nesta manhã, e reafirmou que os passageiros afetados estão recebendo o auxílio da companhia. Veja a nota na íntegra abaixo:
“A Azul informa que a intermitência massiva em sistemas globais de Tecnologia da Informação gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, inclusive na operação da aviação mundial. Nesta manhã, a Companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos.
Os Clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A orientação é que os Clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no app ou site da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. A Companhia recomenda que os Clientes priorizem os check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente, e que cheguem com maior antecedência ao aeroporto para embarque. A Azul lamenta eventuais transtornos causados”.
O que causou o apagão cibernético?
Uma
Após os transtornos, a