O presidente Joe Biden faz um raro discurso à nação na Casa Branca neste domingo (14) e pediu aos americanos para ‘baixarem a temperatura’, após a tentativa de assassinato do candidato republicado Donald Trump, no último sábado (13) Biden também pediu paz e ressaltou que a política não é um ‘campo de morte’.
‘Quero falar esta noite sobre a necessidade de diminuirmos a temperatura na nossa política e lembrarmos que, quando discordamos, não somos inimigos, somos vizinhos, somos amigos, colegas de trabalho, cidadãos e, o mais importante, somos compatriotas americanos. Devemos ficar juntos', disse Biden no início do discurso.
Sim, nós temos fortes divergências. As apostas nesta eleição estão enormemente altas [...]. A discordância é inevitável na democracia americana. Faz parte da natureza humana. Mas a política nunca deve ser literalmente um campo de batalha [...]. Defendemos uma América, não de extremismos e fúria, mas de decência e graça. Resolvemos nossas diferenças nas urnas, não com balas.
Biden também afirmou que as eleições presidenciais nos Estados Unidos terão ‘um período de teste’ após a tentativa de assassinato contra Trump: ‘Enfrentamos, agora, um período de teste, com a aproximação das eleições. Quanto mais há em jogo, mais fervorosas se tornam as paixões. Não importa o quão fortes sejam, nossa convicções nunca devem cair na violência. É hora de nos acalmarmos’.
(Com informações de Estadão Conteúdo, AFP e CNN Brasil)