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Inspirado na F1, novo hipercarro da Red Bull pode custar até R$ 33 milhões

O modelo chega a 350km/h e terá apenas 50 unidades para venda no mundo

R17 foi apresentado nesta sexta-feira (12)

Atual campeã da Fórmula 1, a Red Bull está se dedicando ao mercado dos hipercarros e ultra carros exclusivos para pistas. Nesta sexta-feira (12), a empresa automobilística lançou seu primeiro modelo no setor, chamado de RB17 e projetado pelo britânico Adrian Newey. O modelo vai custar 5 milhões de libras (cerca de R$ 33 milhões) e possui várias especificidades técnicas que impressionam.

Durante o evento de lançaento no Goodwood Festival of Speed de 2024, Newey comemorou o lançamento. “Eu estava pensando na ideia de assumir o desafio de projetar nosso próprio hipercarro, do conceito à entrega, por muitos anos, e tem sido um projeto e uma jornada magníficos. É realmente extraordinário que finalmente chegue o dia em que revelaremos tudo e veremos o nascimento do RB17", destacou.

Ele explicou que “potência, velocidade e beleza inegáveis” são os requisitos abrangidos pelo RB17. “Ele é muito adaptável em suas habilidades, e nos certificamos de projetá-lo como um veículo de dois lugares para que a emoção de dirigir em velocidades de F1 possa ser apreciada com um amigo ou parceiro”, apontou.

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Tecnologia

O britânico conseguiu trazer uma tecnologia equivalente aos carros de F1. O RB17 pode estabelecer tempos de volta similar, com uma velocidade máxima de 350km/h, prometendo performance de sobra. O hipercarro conta com uma potência de 1.200 cv, graças ao motor V10 central de 4,5 litros naturalmente aspirado que pode atingir 15.000 rpm.

Esse motor Cosworth de 1000 hp é complementado por um motor elétrico de 200 hp, totalizando 1200 cavalos de potência, enviados às rodas traseiras através de uma caixa de câmbio sequencial de seis velocidades de fibra de carbono. A transmissão usa engrenagens da Xtrac, enquanto o motor elétrico é responsável pela primeira marcha e ré. Pesando menos de 1984 libras, o RB17 é um verdadeiro peso-leve no mundo dos hipercarros.

Além disso, a Red Bull, em parceria com a Michelin, está desenvolvendo três tipos de pneus: dois slicks — um para máxima aderência e outro que permite mais deslizamento — e um pneu com sulcos. O RB17 também é equipado com direção hidráulica assistida e freios de carbono em cada roda.

A aerodinâmica é outro fator crucial para o desempenho do RB17. Inspirado no Valkyrie, o carro possui uma série de canais e túneis que permitem ao ar fluir através da carroceria, evitando a necessidade de uma grande asa traseira que aumentaria o arrasto. Em vez disso, a asa traseira é baixa e envolvente, acompanhada por um grande difusor traseiro. As asas dianteira e traseira possuem elementos ativos, e a Red Bull está mirando 3748 libras de downforce a 150 mph.

O desenvolvimento do RB17 começou no final de 2020, e segundo Newey, o projeto passou por três versões e motores diferentes, inicialmente com um motor elétrico no eixo dianteiro para tração nas quatro rodas. O interior, ainda em desenvolvimento, contará com muitos botões físicos, oferecendo uma experiência mais intuitiva, e não será um carro de corrida básico. O assento do passageiro é ligeiramente escalonado, com espaço para bagagem e capacetes atrás da cabine.

A Red Bull planeja produzir o carro para proprietários seletivos e apenas 50 unidades serão fabricadas, cada uma personalizada. Os clientes ainda participarão de eventos em pistas ao redor do mundo.


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Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.