O Partido da França, o principal grupo de extrema direita do país europeu, fixou cartazes na região com mensagens xenofóbicas e racistas na região de Lorraine. Em um deles, um menino branco, loiro e de olhos azuis aparece junto à frase “Vamos dar um futuro às crianças brancas”. No outro, um grupo de africanos é retratado embarcando em um avião de volta ao continente. “Deixe-os voltar para a África”, diz o texto.
Pierre-Nicolas Nups, líder do Partido da França em Lorraine, assumiu a autoria dos cartazes. Ele afirma que as imagens são “uma mensagem de esperança para a nossa juventude e nada mais”.
O movimento acontece às vésperas das eleições para escolher a nova Assembleia Geral, marcada para o próximo fim de semana. A extrema direita, liderada por Marine Le Pen, está a frente das pesquisas de opinião e espera obter um numero de assentos suficientes para eleger um novo primeiro-ministro francês.
No X (antigo Twitter), o presidente do Partido da França, Thomas Joly, afirmou que a campanha foi “sucesso”. “‘Vamos dar um futuro às crianças brancas’ foi um verdadeiro sucesso e o stock está esgotado. Decidimos realizar uma reimpressão para satisfazer todos os pedidos. Os modelos também estarão disponíveis como adesivos”, escreveu.
Segundo o UOL, após a repercussão, o prefeito da cidade de Neuves-Maisons, onde os cartazes foram encontrados, entrou com um processo por “provocação à discriminação e ao ódio”.
“Esta não é uma manifestação política, é uma manifestação sectária, que demoniza, que estigmatiza”, declarou Pascal Schneider, o prefeito.