Ouvindo...

EUA: Trump promete recorrer de condenação por fraude

Ex-presidente criticou trâmite do julgamento terminado nessa quinta-feira (30); sentença será proferida em julho

Nesta sexta-feira (31), Trump protestou contra condenação recebida

O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, disse, nesta sexta-feira (31), que vai recorrer da condenação sofrida por 34 acusações durante sessão de julgamento nessa quinta-feira (30). Em meio a ataques ao Judiciário estadunidenses e a críticas ao presidente do país, Joe Biden, Trump fez um pronunciamento para contestar o revés sofrido nos tribunais.

“Vamos entrar com um recurso. Eles não permitiram que trouxéssemos testemunhas ou que eu falasse”, afirmou, ao comentar o processo judicial. Trump garantiu, ainda, que “adoraria” prestar depoimento para dar sua versão sobre as acusações.

O bilionário, filiado ao Partido Republicano, é acusado de falsificar registros financeiros para encobrir o pagamento a Stormy Daniels, ex-atriz de filmes eróticos, às vésperas das eleições de 2016. Ele acabou condenado por fraude comercial.

Leia também

Segundo Trump, não houve ilegalidade no caso. Ele chamou o trato com Daniels de “acordo de confidencialidade”.

Antes, no mesmo pronunciamento, o ex-presidente subiu o tom contra o juiz Juan Merchan, magistrado responsável pelo caso. O republicano criticou o que chamou de “manipulação” do julgamento.

“Precisamos ter um julgamento justo. Precisamos de uma mudança de juiz. Um juiz que não tenha conflito de interesses”, alegou.

A sentença de Trump ainda não foi proferida. A expectativa é que a pena imposta a ele seja conhecida em junho. As sanções podem variar de multa a prisão por até quatro anos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.