Ouvindo...

'É pura sorte’, diz homem mais velho do mundo ao conquistar o título

Desde que completou 100 anos, John recebeu todos os anos um cartão de aniversário da falecida Rainha Elizabeth, que era quase 14 anos mais nova

Nascido em Liverpool em 26 de agosto de 1912, o mesmo ano em que o Titanic afundou.

John Alfred Tinniswood, de 111 anos, mora na Inglaterra e agora ganhou o título do homem mais velho do mundo. A conquista veio após a morte de Juan Vicente Pérez, que morava na Venezuela, de 114 anos, que morreu na última terça-feira (2).

A informação foi divulgada pelo livro Guinness World Records, nesta sexta-feira (5). Nascido em Liverpool em 26 de agosto de 1912, o mesmo ano em que o Titanic afundou, a idade exata de John é 111 anos e 223 dias em 5 de abril de 2024.

Segundo o livro dos recordes, inicialmente quem ficaria com o título, era Gisaburo Sonobe, do Japão, de 112 anos, mas foi recentemente confirmado que ele faleceu em 31 de março.

John é bisavô e atualmente reside em uma casa de repouso em Southport, onde a equipe o descreve como “um grande tagarela”. Nesta sexta, a equipe Oficial do Guinness World Records, entregou o certificado a John.

John agora tem quatro netos e três bisnetos.

Leia mais: Morre homem mais velho mundo segundo Guinness; veja a idade

Curiosidades sobre a vida de John, aos 111 anos

Com 111 anos, o homem vivo, mais velho do mundo, nasceu apenas 20 anos depois da fundação do Liverpool FC. Ele viveu todas as oito vitórias do seu clube favorito na Taça da Inglaterra e os 17 dos 19 títulos da liga. Com tantas histórias para contar, ele também viu as duas Guerras Mundiais. Como tal, John é o veterano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial mais velho do mundo.

Ele também nasceu em Liverpool em 26 de agosto de 1912, o mesmo ano em que o Titanic afundou. Desde que completou 100 anos em 2012, John recebeu todos os anos um cartão de aniversário da falecida Rainha Elizabeth, que era quase 14 anos mais nova que John.

Ele se tornou o homem mais velho do Reino Unido em 2020 e deixou um conselho para as gerações mais jovens: “Faça sempre o melhor que puder, aprendendo algo ou ensinando alguém. Dê tudo que você tem. Caso contrário, não vale a pena se preocupar.”

O dia a dia do homem mais velho do mundo

Apesar da idade avançada, John ainda consegue realizar a maioria das tarefas diárias de forma independente: levanta da cama sem ajuda, ouve rádio para acompanhar as notícias e ainda administra suas próprias finanças.

Segundo John, o segredo da sua longevidade é “pura sorte”.

“Ou você vive muito ou vive pouco, e não há muito que possa fazer a respeito”, disse ele.

Além de comer uma porção de peixe com batatas fritas todas as sextas-feiras, John diz que não segue nenhuma dieta específica: “Eu como o que eles me dão e todo mundo também. Não tenho uma dieta especial.”

John não fuma e raramente bebe álcool. Seu principal conselho para se manter saudável é praticar a moderação: “Se você bebe demais, come demais ou anda demais; se você fizer alguma coisa demais, acabará sofrendo”, disse ele.

Família e parentes de John

John foi casado durante 44 anos, com Blodwen, sua esposa faleceu em 1986. Segundo ele, uma de suas melhores lembranças é do casamento deles em 1942, um ano antes de ter sua filha, Susan. John agora tem quatro netos e três bisnetos.

O homem e a mulher mais velhos do mundo

No livro dos recordes, o homem mais velho de todos os tempos foi Jiroemon Kimura, que nasceu em 1897 e faleceu em 2013, no Japão. Ele viveu até os 116 anos e 54 dias.

Já a mulher viva mais velha do mundo e a pessoa viva mais velha em geral é a espanhola Maria Branyas Morera , que celebrou recentemente o seu 117º aniversário.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.