Reeleito para um novo mandato à frente da Rússia, Vladimir Putin afirmou, nesse domingo (17), que a
Ao mencionar o nome de Navalny em público pela primeira vez em anos, Putin disse durante uma coletiva de imprensa televisionada: “No que diz respeito ao senhor Navalny. Sim, ele faleceu. É um acontecimento triste.”
“Dias antes da morte do senhor Navalny, alguns colegas me disseram... Há uma ideia de trocar Navalny por algumas pessoas presas em países ocidentais... E eu disse que estava de acordo”, acrescentou.
Morte de Navalny
Alexei Navalny, um dos principais opositores de Vladimir Putin, morreu no dia 16 de fevereiro, em uma prisão na Sibéria. Ele teve um mal súbito após sair para caminhar.
Alexei Navalny era um dos principais adversários de Putin e cumpria uma pena de 19 anos de prisão, após ser considerado culpado de criar uma comunidade extremista, financiar ativistas extremistas e outros crimes.
Quem era Navalny
Alexei Navalny é um ex-advogado com fama de satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e fazer acusações de corrupção. Em 2010 ele liderou o movimento contra Putin que levou milhares de pessoas às ruas do país. Navalny era há muito tempo uma pedra no sapato do presidente Vladimir Putin, expondo a corrupção em altos cargos do governo da Rússia, fazendo campanha contra o partido no poder e orquestrando alguns dos maiores protestos antigovernamentais vistos nos últimos anos.
Ele retornou à Rússia em 2021 e foi rapidamente preso por acusações que rejeitou, dizendo que possuem motivação política. Ele estava na prisão desde então.
Os seus apoiadores continuamente alegaram que a sua detenção e encarceramento foram uma tentativa politicamente motivada de reprimir as suas críticas a Putin.
*Com informações de Maria Fernanda Ramos