Ouvindo...

No Texas, homem é executado clamando inocência

Iván Cantú foi condenado em 2001

Sala onde geralmente as injeções letais são aplicadas nos presos condenados à morte

Iván Cantú, de 50 anos, foi executado nessa quarta-feira (28) à noite no Texas, Estados Unidos. Apesar de clamar inocência, Iván foi condenado em 2001 pelos assassinatos, no ano anterior, de seu primo James Mosqueda e sua noiva Amy Kitchen.

"Às famílias Kitchen e Mosqueda. Quero que saibam que nunca matei James e Amy. E se eu tivesse feito, se eu soubesse quem fez, eles teriam sido os primeiros a saber qualquer informação que pudesse ajudar a fazer justiça”, disse Cantú, minutos antes de receber a injeção letal em uma prisão em Huntsville, ao norte de Houston.

Leia também

As autoridades estaduais rejeitaram os pedidos clemência, apesar das evidências que surgiram para uma possível nova investigação do caso.

Sua namorada na época, Amy Boettcher, que já faleceu, prestou depoimento no tribunal e disse que ele admitiu a culpa e a levou até a casa de Mosqueda para mostrar os corpos e buscar drogas. O irmão de Boettcher também o acusou, mas depois se retratou.

Entre as evidências apresentadas no julgamento estava uma calça jeans com sangue das vítimas, que foi encontrada na lata de lixo da cozinha de Cantú. Os advogados de defesa afirmam que Amy Boettcher mentiu e que outra pessoa colocou a peça de roupa, que não eram de Cantú, no local.

Até o presidente do júri que o condenou pediu que o adiamento da execução para uma investigação mais aprofundada.

Cantú atribuiu os assassinatos a um traficante de drogas a quem seu primo devia dinheiro.

Manifestações públicas

A Conferência dos Bispos Católicos do Texas pediu o adiamento da execução devido a “sérias incertezas” no caso.

A atriz Jane Fonda compartilhou nas redes sociais um vídeo do ator Martin Sheen, um opositor da pena de morte, com um apelo para que as pessoas assinem uma petição no site Moveon.org para pedir ao governador do Texas, Greg Abbott, que suspenda a execução de Cantú. A campanha já recebeu 150.000 assinaturas.

A estrela dos reality shows Kim Kardashian pediu ao governo do estado que conceda uma prorrogação “para dar tempo de avaliação às novas evidências” e para que um “homem não seja executado injustamente”.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.