Dois jovens da Coreia do Norte foram sentenciados publicamente a realizarem 12 anos de trabalho forçado após serem flagrados assistindo K-dramas. O regime do país não permite que os cidadãos consumam qualquer conteúdo audiovisual da Coreia do Sul.
As gravações da condenação foram obtidas pelo portal de notícias britânico BBC. Os raros vídeos foram feitos em 2022 e mostram os dois jovens, de 16 anos na época, recebendo a sentença em um estádio ao ar live.
Os K-dramas, também conhecidos como doramas, são séries gravadas na Coreia do Sul que fazem sucesso no mundo inteiro. No Brasil, as produções mais conhecidas desse gênero são: “Round 6" e “True Beauty”.
Com a acensão da influência cultural sul-coreana pelo mundo, a Coreia do Norte passou a adotar penalidades severas aos cidadãos que consumissem qualquer tipo de conteúdo do país ‘rival’. As autoridades decretaram uma guerra às influências estrangeiras na cultura do país.
Lei do Pensamento Anti-Reacionário
A lei do pensamento anti-reacionário teria sido promulgada em 2020 e prevê sentenças de cinco a 15 anos para norte coreanos que assistirem ou forem proprietários de arquivos com produções sul-coreanas. Além disso, os cidadãos da Coreia do Norte que falarem, escreverem ou cantarem de forma parecida com o estilo sul-coreano também poderão sofrer punições de até dois anos de trabalho forçado.
Aqueles que oferecerem o distribuírem entretenimento feito na Coreia do Sul podem sofrer penalidades mais graves, como pena de morte.
🚨 North Korean Teens Receive 12-Year Hard Labor Sentence for Watching South Korean TV. Public Trial Footage, Spread by Propaganda, Indicates 2020 Recording with Everyone Wearing Masks.
— QuickUpdate (@BigBreakingWire) January 20, 2024
Read more https://t.co/n07RhJ9mWO#NorthKorea #SouthKorea pic.twitter.com/Qnq5K1Ah7l
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.