Um zoológico da República Tcheca compartilhou, nessa segunda-feira (15), as primeiras fotos de um filhote de hipopótamo-pigmeu, uma raça presente na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
O bebê é macho, nasceu no dia 1º de dezembro de 2023 e foi liberado para exposição após mais de um mês do nascimento. Segundo a criadora-chefe do zoológico, Monika Darvašová, tudo está acontecendo sem complicações e a organização do Safari Park Dvůr Králové decidiu deixar a mãe e o filhote no celeiro de exposição.
Durante a criação, segundo Darvašová, é importante deixar os hipopótamos o mais longe possível de outros animais, já que são solitários e intolerantes, portanto, precisam de um tempo para se acostumarem com o local de exposição.
Além da criação em local isolado, o bebê era tão pequeno que não conseguiria subir as escadas da piscina do celeiro de exposição, por isso ficou isolado por um tempo, somente com a mãe.
Segundo o zoológico, o hipopótamo é um animal muito popular entre os visitantes. No entanto, a espécie está ameaçada na natureza.
O hipopótamo-pigmeu (Choroepsis liberiensis), ou hipopótamo liberiano, é muito semelhante ao hipopótamo comum, mas tem a cabeça menor e membros mais compridos. O animal tem a pele mais escura, variando entre o cinza e o castanho-escuro. Os dedos das patas são unidos por membranas e os caninos inferiores são longos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.