Ouvindo...

Terremoto no Japão: número de mortos sobe para 55 e alertas de tsunami são suspensos

Cidades no extremo Norte da península de Noto estão isoladas, já que as estradas foram destruídas pelos tremores de terra; bombeiros trabalham para socorrer os feridos

Socorristas seguem trabalhando para resgatar os feridos

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a costa Oeste do Japão na segunda-feira (1º), subiu de um para 55 nas últimas 24 horas. A informação foi confirmada pelas autoridades locais. Os alertas de tsunamis que foram emitidos após os tremores de terra foram suspensos.

Cerca de mil militares estão nas ruas trabalhando para socorrer às vítimas. Noto foi a região mais afetada pelo terremoto, e a situação é mais complexa no extremo Norte da península em que algumas partes estão isoladas por conta da destruição das rodovias. Pelo menos 30 prédios desabaram na cidade de Wajima, deixando dezenas de pessoas presas sob os escombros. Em Suzu, cidade próxima de Wajima, mil casas foram destruídas pelos tremores de terra.

Terremoto no Japão e alerta de tsunami

Vários terremotos, incluindo um de magnitude 7,6, atingiram o Japão nesta segunda-feira (1º), primeiro dia de 2024. Após os tremores de terra, as autoridades do país emitiram um alerta para um possível ‘grande tsunami’ com possibilidade de ondas de até 5 metros.

Em uma forma diferente de alertar a população estrangeira, uma emissora de TV japonesa divulgou um alerta em português para que os brasileiros se protegessem contra os riscos do possível tsunami. O comunicado escrito em português e lido por uma mulher pede para que os brasileiros ‘fujam o mais rápido possível para salvar sua vida [...] para o lugar mais alto possível’. O mesmo noticiário, transmitido pela Sun Television, também divulgou vários comunicados em outros idiomas, para atingir o maior público possível. Veja o vídeo:

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte!

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.