Ouvindo...

Vídeo: Japão tem terremoto de magnitude 7,6 e entra em alerta para grande tsunami

Costa oeste pode ser atingida por ondas de até 5 metros, segundo as autoridades japonesas; população deve ficar em abrigos seguros até que o alerta seja suspenso

Vários terremotos, incluindo um de magnitude 7,6, atingiram o Japão nesta segunda-feira (1º), primeiro dia de 2024. Após os tremores de terra, as autoridades do país emitiram um alerta para um possível ‘grande tsunami’ com ondas de até 5 metros nas próximas horas. A costa oeste deve ser a mais atingida pelas águas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os tremores dentro de uma loja de alimentos que fica na estação ferroviária Kanazawa Station. A gravação ainda mostra centenas de pessoas, muitas delas com malas, sendo levadas para a área externa da estação. Veja o vídeo:

A TV pública NHK interrompeu sua programação para alertar a população, que deve deixar áreas de risco e se abrigar em locais seguros até que o comunicado seja suspenso. Este é o primeiro grande alerta de tsunami desde 11 de março de 2011, quando um terremoto e um tsunami mataram quase 20 mil e geraram um acidente nuclear na usina de Fukushima.

Maior terremoto desde 1885

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto de magnitude 7,6 foi registrado às 16h10 no horário local, na península de Noto. Esse foi o terremoto mais intenso registrado na região desde 1885, quando os dados começaram a ser coletados.

O secretário-chefe de gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, disse que já foram registrados seis casos de pessoas presas embaixo de escombros. Até o momento, não foram divulgadas mais notícias sobre feridos.

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte!

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais