Milhões de cristãos celebram o Natal como a data do nascimento de Jesus Cristo, mas, na verdade, nada indica que ele nasceu no dia 25 dezembro.
Na Bíblia, não há menção a uma data específica que determina o nascimento do “filho de Deus”, de acordo com a fé cristã.
Os Evangelhos apenas relatam que ele nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes, o Grande.
Segundo Lorena Pérez Yarza, professora de história em Religiões da Universidade Carlos III, até hoje os especialistas ainda não têm certeza se Jesus nasceu no dia 25 de dezembro.
A professora deu entrevista para a CNN Internacional, da Espanha.
Além disso, alguns historiadores vinculam a origem da data a festas pagãs e romanas, anteriores à disseminação do Cristianismo.
Origem
As primeiras comunidades cristãs nem sequer celebravam o nascimento de Jesus.
As menções à festividade começam a aparecer no século IV depois de Cristo. Ou seja, entre 300 a 400 após a sua existência.
Nesse período, tanto os cristão quanto os pagãos (que acreditavam em vários deuses) celebravam o dia 25 de dezembro, durante o Império Romanio.
No século III, os cristãos começaram a discutir a origem de Jesus. “Começou a ser importante não apenas celebrar a morte e a crucificação, mas também o nascimento de Cristo”, explicou Lorena Pérez.
Eles começaram a fazer cálculos para determinar quando teria acontecido o nascimento de Jesus.
A professora afirma que a igreja cogitava diferentes alternativas. Algumas delas, datavam o aniversário de Jesus em junho, julho, novembro, entre outros.
Posteriormente, os cristão definiram o dia 25 de dezembro para celebrar o nascimento de Jesus.
A igreja ortodoxa, por outro lado, escolheu o dia 6 de janeiro, que é seguido pela tradição até hoje.
A data corresponde ao dia da Epifania, que marca a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus e significa a “revelação de Cristo ao mundo”.
Disputa
A definição deu início a uma disputa entre os cristãos, ortodoxos e pagãos pela autoria da data.
Segundo Pérez, na Idade Média, armênios e sírios acusavam os cristãos de se apropriar de uma festa pagã, que não significava o nascimento de Cristo.
Por isso, no século 19, os historiadores acreditavam que a origem do Natal, no dia 25 de dezembro, era proveniente de um feriado pagão na Roma Antiga.
As crenças pagãs são anteriores à disseminação do Cristianismo e englobam uma variedade de tradições religiosas politeístas, que muitas vezes associavam as divindades a elementos da natureza.
Os festivais pagãos estavam ligados a eventos astronômicos, ciclos sazonais ou mitologias.
No período natalino, havia vários festivais pagãos, incluindo a Saturnalia, em homenagem a Saturno, deus da agricultura e da colheita, que era um dos mais populares do Império Romano.
Durante esse feriado, como explica a Encyclopedia Britannica, todo trabalho e negócios eram suspensos.
“Os escravos tinham liberdade temporária para fazer o que quisessem e certas restrições morais eram suavizadas”, afirma o documento.
Durante essa celebração, também começou a cultura de troca de presentes entre as pessoas, uma tradição que continua até hoje no Natal.
No entanto, a festa para Saturno acontecia no dia 23 de dezembro, de acordo com os dados históricos.
Festa do sol
No dia 25 de dezembro, por sua vez, havia uma celebração dedicada ao Deus do Sol.
Segundo Pérez, a data “ganhou popularidade no final do Império Romano como forma de louvar o imperador romano”.
A celebração do Sol Invictus (“Sol Invencível” em latim) era de grande majestade, com festas públicas no Circo Romano.
O Circo Romano era uma grande instalação de entretenimento na Roma Antiga, projetada principalmente para corridas de bigas e outras competições.
Alguns estudiosos sugerem que a escolha do dia 25 de dezembro como a data do Natal cristão pode ter sido influenciada pela popularidade da celebração ao Deus do Sol.
A verdade é que os símbolos do culto ao imperador romano e a celebração do Natal cristão foram gerados na mesma cultura, e as influências são evidentes.
Exemplo disso são as auréolas dos santos e as alusões à luz que existem na simbologia cristã, que vêm do culto ao sol.
*Com informações de CNN