Ouvindo...

Hacker de 18 anos que vazou GTA 6 é condenado a prisão em hospital; entenda

Jovem teria deixado claro aos juízes que pretende voltar a cometer crimes assim que for solto, o que motivou a decisão da Justiça;
vazamento deu prejuízo milionário à Rockstar Games

Vazamento deu prejuízo milionário à Rockstar Games

O hacker Arion Kurtaj, acusado de vazar vídeos e códigos do GTA VI em setembro de 2022, foi condenado a prisão ‘por tempo indeterminado’ em um hospital psiquiátrico na Inglaterra. O vazamento feito pelo jovem de 18 anos gerou um prejuízo de cerca de 10 milhões de dólares à Rockstar Games.

Segundo a acusação, Arion e um comparsa de 17 anos hackearam o sistema da fabricante de chips de computador NVIDIA. A Uber e o banco Revolut também foram invadidos entre julho de 2021 e fevereiro de 2022, período em que os dois jovens estiveram em ação. Arion tem transtorno do espectro autista (TEA).

Em agosto, um tribunal em Oxford condenou Arion Kurtaj a uma pena por tempo determinado por conta 12 crimes diferentes. Porém, segundo a promotoria, o jovem ‘continua a demonstrar intenção de voltar a cometer crimes assim que possível’. Por isso, neste mês de dezembro, a juíza Patricia Lees decidiu que uma ordem de restrição seria a ‘única opção segura’ para controlar Arion.

Inicialmente, o jovem deve passar 18 meses em uma clínica de reabilitação de jovens, sem nenhum contato com a internet. A prisão ‘por tempo indeterminado’ pode ser revisada de acordo com o comportamento de Arion, já que o jovem não passou por um julgamento tradicional.

GTA VI chega em 2025

A Rockstar Games divulgou oficialmente, no início de dezembro, o primeiro trailer de GTA 6 (Grand Theft Auto 6). O casal de assaltantes Lucia e Jason deve estrelar o jogo, que vai se passar em Vice City, - versão fictícia da Florida. Pela primeira vez, o jogo terá uma protagonista feminina. A nova versão do game chega em 2025. Confira o trailer:

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte!

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.