Guerra Israel x Hamas: conflito mata mais de 360 pessoas por dia em um mês

Bombardeios já mataram 11 mil pessoas e feriram outras 33 mil; trégua ainda não parece ser opção viável para o fim da guerra no Oriente Médio

Número de mortos passa de 11 mil após um mês de conflito no Oriente Médio

A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas completa um mês nesta terça-feira (7). O conflito teve início no dia 7 de outubro, após os palestinos lançarem uma ofensiva surpresa contra o território israelense, causando centenas de mortes logo no primeiro dia. Passados 31 dias, a guerra já matou mais de 11 mil pessoas e deixou outros 33 mil feridos.

Dados das autoridades locais mostram que o conflito já matou 1.400 israelenses e quase 10 mil palestinos entre os dias 7 de outubro e 5 de novembro. Entre as vítimas na Faixa de Gaza, chama a atenção o fato de que quase metade dos óbitos são de menores de idade. Confira mais detalhes no infográfico abaixo:

Os dados foram levantados pela emissora Al Jazeera junto ao Ministério da Saúde da Palestina, Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, Serviços Médicos Israelenses, Escritório Central de Estatísticas da Palestina e Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância, em inglês).

Mais detalhes sobre a guerra

Em média, a guerra entre israelenses e palestinos matou 210 adultos e 158 crianças por dia, além de ferir quase 1,1 mil pessoas diariamente. O número de menores de idade que morreram por dia neste último mês no conflito é cinco vezes maior do que o número de crianças e adolescentes assassinados por dia no Brasil (32 vítimas diárias, segundo a Unicef).

Trégua não parece ser opção

Enquanto a guerra avança, liderança de várias partes do planeta pedem o fim do conflito. Recentemente, o Papa Francisco e a Autoridade Palestina se posicionaram por um cessar-fogo, pedido que não é apoiado pelo primeiro-ministro israelense. As negociações da Organização das Nações Unidas (ONU) também não apresentam resultado.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.

Ouvindo...