Ouvindo...

Times

Em crise no Brasil, Starbucks anuncia aumento de salário nos EUA e novas lojas

Cafeteria vai reajustar pagamentos em até 5% e criar 17 mil novas unidades até 2030; franqueadora da Starbucks no Brasil tenta entrar em recuperação judicial

A Starbucks anunciou que pretende aumentar o salário pago por hora de trabalho a todos os seus funcionários nos Estados Unidos. A informação foi anunciada pela empresa na segunda-feira (6), ao mesmo tempo em que o nome da cafeteria aparece em meio a crise financeira da SouthRock Capital, sua franqueadora master no Brasil.

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, todos os colaboradores do varejo que são pagos por hora terão um aumento de 3% a partir de janeiro. Os trabalhadores que possuem de 2 a 5 anos de casa receberão 4% a mais, enquanto aqueles com mais de 5 anos terão um reajuste salarial de 5%. A companhia afirma que tem o objetivo de oferecer os melhores benefícios em toda a indústria do trabalho por hora, superando mais de 50 grandes empresas dos Estados Unidos.

Dias antes de confirmar o aumento salarial, o Starbucks também anunciou que pretende abrir 17 mil novas lojas em todo o mundo até 2030, passando das atuais 38 mil unidades para 55 mil lojas.

SouthRock em crise

A SouthRock Capital, empresa que opera os restaurantes das marcas Starbucks e Subway no Brasil, anunciou, na noite desta terça-feira (31), que entrou com um pedido de recuperação judicial na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo na noite desta terça. Segundo o documento, a companhia tem uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão.

A empresa afirmou que o pedido busca “proteger financeiramente suas operações no Brasil atrelado a decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica”. O pedido de recuperação judicial da empresa foi negado pela Justiça de São Paulo, que argumentou que as alegações usadas pelos advogados foram “genéricas”. A empresa vai passar por uma perícia prévia para, só depois, ter o pedido de RJ reavaliado.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais