A Human Rights Watch (HRW), Organização Não-Governamental (ONG) que atua na proteção aos direitos humanos, denunciou que o governo de Israel utilizou
Em comunicado, a entidade ter analisado vídeos gravados nos dois locais e que mostra os explosivos sendo jogados, em ataques aéreos sobre o porto de Gaza e duas comunidades rurais na fronteira entre Israel e o Líbano.
“Sempre que o fósforo branco é usado em áreas civis habitadas, representa um alto risco de queimaduras terríveis e sofrimento para toda a vida às vítimas”, disse a diretora da Human Rights Watch para o Oriente Médio e o Norte da África, Lama Farik.
A entidade disse, ainda, ter entrevistado duas pessoas na última quarta-feira (11), na região de al-Mina, na Faixa de Gaza, que descreveram os ataques aéreos. De acordo com o comunicado, ambos disseram ter visto ataques aéreos seguidos por explosões no céu e “linhas brancas” que iriam em direção à terra. Conforme a HRW, as descrições se encaixam nas características desse tipo de ataque.
O que é o fósforo branco?
O fósforo branco é uma substância química altamente instável e inflamável. Ela queima quando entra em contato com o oxigênio e continua a queimar até que todo o oxigênio se esgote. A reação química pode gerar calor intenso, com temperatura superando os 800ºC.
A substância, quando entra em contato com o corpo humano, pode queimar as pessoas até os ossos e as feridas, mesmo após tratadas, podem reacender, aumentando o sofrimento e a dor. Fragmentos do fósforo branco podem atingir a corrente sanguínea e levar à morte por falência múltipla dos órgãos.
Israel já utilizou fósforo branco
Ainda de acordo com a Human Rights Watch, ao menos desde 2009 as forças militares de Israel utilizam fósforo branco em suas operações na Faixa de Gaza. No documento, a organização diz ainda que os militares foram questionados pela Justiça israelense sobre o uso da substância em 2013 e que se comprometeram a deixar de utilizar o fósforo branco em oprações militares realizadas em áreas habitadas - exceto em duas situações, que foram reveladas aos juízes.
“Na decisão do tribunal, a juíza Edna Arbel disse que as condições ‘tornariam o uso de fósforo branco uma exceção extrema em circunstâncias altamente particulares’”, segundo o informe da HRW.
O uso de fósforo branco também foi atribuído às tropas russas, que invadiram a Ucrânia no início do ano passado. Em maio deste ano, o governo de Volodymyr Zelensky acusou Vladimir Putin de atacar a cidade de Bakhmut com a substância.
Fósforo branco é proibido?
O fósforo branco não é considerada uma arma química e pode ser utilizada até mesmo em situações de guerra, sobretudo para se criar uma cortina de fumaça para deslocamento de tropas, por exemplo.
No entanto, o Protocolo III da Convenção sobre a Proibição do Uso de Certas Armas Convencionais proíbe a sua utilização em áreas habitadas por civis - justamente pelo poder de causar queimaduras graves em pessoas.