Manifestantes pró e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se concentraram na porta do hotel onde está hospedado o petista em Nova York. Lula chegou aos Estados Unidos no sábado para participar da 78ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, que será na terça-feira (19). Ontem, ao deixar o hotel, Lula foi hostilizado por um pequeno grupo de mulheres que gritaram ‘pinguço, ladrão e bêbado’.
Em contrapartida, ele foi recebido por apoiadores que, entre outras palavras de ordem, entoaram ‘Lula guerreiro do povo brasileiro’.
O petista desembarcou em Nova York na noite de sábado (16), após participar da Cúpula do G77, em Cuba. Na próxima terça-feira (19), Lula fará a abertura da Assembleia Geral da ONU. Tradicionalmente, o presidente brasileiro é responsável pelo discurso de abertura. Segundo fontes do Itamaraty, o chefe do executivo falará sobre mudanças climáticas e transição energética; combate à fome e à pobreza; defesa da democracia e da paz no mundo (citando a guerra na Ucrânia); e sobre o novo modelo de governança global (com maior participação de países em desenvolvimento).
Confira a agenda:
Domingo (17): reunião com empresários e jantar oferecido pela FIESP
Segunda (18): reuniões bilaterais
Terça (19): Assembleia Geral da ONU
Quarta (20): lançamento de Frente em defesa do trabalho decente com o presidente americano, Joe Biden
Quinta (21): entrevista coletiva à imprensa e retorno ao Brasil
78 ª Assembleia Geral ONU
O tema da assembleia deste ano será os esforços para avançar na chamada Agenda 2030, que define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados pelos 193 países membros da ONU até 2030.