Imagens de um homem que passou por um procedimento para trocar a cor dos olhos têm viralizado na internet. A prática, entretanto, é condenada por especialistas, que explicam que a alteração da cor dos olhos pode trazer riscos à saúde.
O procedimento é chamado de queratopigmentaçao, e foi desenvolvido para auxiliar pessoas que tinham um olho totalmente cego. Isso porque, nestes casos, a córnea fica completamente comprometida e, para que um olho não fique muito diferentes esteticamente do outro, “tatua-se” a córnea, colocando pigmentos no tecido.
Em pessoas com visão saudável, entretanto, a prática pode reduzir o campo visual e prejudicar a visão periférica, além de proporcionar fotofobia. Além disso, a queratopigmentação é totalmente irreversível. O procedimento, inclusive, não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para fins estéticos.
O vídeo foi divulgado pelo médico estadunidense Alexander Movshovich, especialista de Nova York, EUA, que garantiu que o procedimento é seguro e permanente.