Centenas de pessoas se enfileiraram na rua principal da capital da Bósnia neste domingo (09) quando um caminhão com 30 caixões passou a caminho de Srebrenica, onde as vítimas recém-identificadas do único genocídio reconhecido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial serão enterradas, no 28º aniversário do massacre.
Quando o caminhão, coberto com uma enorme bandeira da Bósnia parou brevemente em frente ao prédio presidencial do país, membros da multidão colocaram flores na lona escondendo os restos mortais das vítimas encontradas em valas comuns e identificadas por meio de análise de DNA.
"É devastadoramente triste que centenas de vítimas ainda não tenham sido encontradas e que algumas pessoas ainda neguem o genocídio”, disse Ramiza Gandic, que veio prestar sua homenagem.
Vítimas do massacre de Srebrenica recém-identificadas são enterradas anualmente em 11 de julho - dia em que o genocídio começou, em 1995 - num vasto cemitério memorial e em constante expansão fora da cidade no Leste do país.
Até agora, os restos mortais de mais de 6,6 mil pessoas foram encontrados e enterrados lá.