Ouvindo...

Casal de idosos morre envenenado após comer baiacu na Malásia

O veneno do animal é considerado altamente mortal; peixe deve ser preparado por especialistas para ser consumido com segurança

Peixe contém altas concentrações de veneno

Um casal de idosos, de 80 anos cada, morreu envenenado após comer um baiacu na Malásia. O peixe, altamente venenoso, só pode ser consumido após um preparo especial. A filha do casal cobra as autoridades locais por leis mais rígidas que impeçam o envenenamento de mais pessoas.

Segundo as autoridades do estado de Johor, no sul do pais, Ng Chuan Sing e sua esposa, Lim Siew Guan, compraram dois baiacus de um vendedor online no dia 25 de março. No mesmo dia, ao fritar o peixe, Lim começou a sentir “dificuldades respiratórias e calafrios”. Uma hora após a refeição, seu marido Ng também começou a apresentar sintomas semelhantes, disseram as autoridades.

O casal foi levado às pressas para o hospital e ambos foram internados em uma unidade de terapia intensiva. Lim não resistiu e morreu no mesmo dia. Ng ficou em coma por oito dias, mas morreu no último sábado (8).

Em uma entrevista coletiva, concedida na casa dos idosos no domingo (9), antes do funeral, a filha do casal, Ng Ai Lee, exigiu leis mais rígidas para o consumo da iguaria. “Os responsáveis por suas mortes devem ser responsabilizados de acordo com a lei e espero que as autoridades acelerem as investigações”, disse Ng.

“Também espero que o governo da Malásia reforce a fiscalização e ajude a aumentar a conscientização pública sobre o envenenamento por baiacu para evitar que tais incidentes aconteçam novamente”, acrescentou.

Peixe Mortal

A carne do Baiacu é altamente apreciada em países asiáticos. Apesar de ser uma iguaria cara, comumente servida em restaurantes sofisticados, pode ser mortal. O risco do seu consumo está relacionado às altas concentrações de um veneno conhecido como tetrodotoxina, nos órgãos, pele, sangue e ossos do animal.

Para ser seguro consumir, o baiacu deve ser preparado corretamente. No Japão, país conhecido pela iguaria, os chefs devem passar por extensos aprendizados de até três anos antes de serem licenciados e autorizados a manusear e preparar o peixe para alimentação.

Se ingerido sem o preparo correto, o veneno pode causar formigamento ao redor da boca e tonturas, que podem ser seguidas por convulsões, paralisia respiratória e morte, dizem os especialistas médicos. O consumo incorreto do baiacu foi considerado uma das causas mais frequentes de intoxicação alimentar no Japão, de acordo com o ministério da saúde. Não há antídoto conhecido para o veneno.

Na Malásia, a lei proíbe a venda de alimentos venenosos e nocivos, como a carne de baiacu. A infração acarreta multa de RM10.000 (R$ 11,6 mil) ou pena de prisão de até dois anos. O ministério da saúde do país informou que houve 58 incidentes de envenenamento envolvendo o consumo de baiacu, incluindo 18 mortes, entre 1985 e 2023.

Fotos compartilhadas por Ng no Facebook mostraram os dois baiacu cozidos pelo casal – fritos, sem cabeça e servidos em pratos. Suas mortes provocaram protestos públicos e manifestações de simpatia. As autoridades estão investigando quem vendeu o peixe para o casal.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.