A SpaceX planeja realizar na próxima semana um treinamento de lançamento do Starship, foguete mais poderoso já construído, e fazer seu primeiro voo de teste uma semana depois, anunciou a companhia aeroespacial americana nesta quinta-feira (6).
“O Starship está completamente instalado na Starbase”, anunciou a SpaceX em uma publicação no Twitter, em referência a sua base espacial privada.
A SpaceX necessitará da aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês) antes de poder executar o lançamento orbital de teste.
A companhia realizou com o êxito a ignição dos 33 motores Raptor na primeira etapa do propulsor do Starship em fevereiro.
A agência espacial americana (Nasa) escolheu a cápsula Starship para levar seus astronautas à lua como parte da missão “Artemis III”, tendo como data-limite o ano de 2025.
Em novembro de 2024, a Nasa levará astronautas à órbita lunar em seu próprio foguete pesado SLS (Space Launch System), que foi desenvolvido por mais de uma década.
O Starship é o maior e mais poderoso do que o SLS. Gera 17 milhões de libras de impulso, mais do dobro dos foguetes Saturno V usados para enviar à Lua os astronautas da missão Apolo.
A SpaceX prevê eventualmente pôr o Starship em órbita e reabastecê-lo com outro dispositivo Starship, para que continue a viagem até Marte ou até mais longe.