Ouvindo...

SpaceX já tem data para primeiro teste do seu poderoso Starship

O plano da Nasa é utilizar o foguete particular para mandar o homem novamente à lua

Starship é o foguete mais tecnológico já feito

A SpaceX planeja realizar na próxima semana um treinamento de lançamento do Starship, foguete mais poderoso já construído, e fazer seu primeiro voo de teste uma semana depois, anunciou a companhia aeroespacial americana nesta quinta-feira (6).

“O Starship está completamente instalado na Starbase”, anunciou a SpaceX em uma publicação no Twitter, em referência a sua base espacial privada.

A SpaceX necessitará da aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês) antes de poder executar o lançamento orbital de teste.

A companhia realizou com o êxito a ignição dos 33 motores Raptor na primeira etapa do propulsor do Starship em fevereiro.

A agência espacial americana (Nasa) escolheu a cápsula Starship para levar seus astronautas à lua como parte da missão “Artemis III”, tendo como data-limite o ano de 2025.

Em novembro de 2024, a Nasa levará astronautas à órbita lunar em seu próprio foguete pesado SLS (Space Launch System), que foi desenvolvido por mais de uma década.

O Starship é o maior e mais poderoso do que o SLS. Gera 17 milhões de libras de impulso, mais do dobro dos foguetes Saturno V usados para enviar à Lua os astronautas da missão Apolo.

A SpaceX prevê eventualmente pôr o Starship em órbita e reabastecê-lo com outro dispositivo Starship, para que continue a viagem até Marte ou até mais longe.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.