Ouvindo...

Pinguins-imperadores ameaçados de extinção por causa do calor são descobertos na Antártica

Aproximadamente 500 pinguins-imperadores foram encontrados

A nova colônia eleva para 66 o número de grupos de pinguins-imperadores identificados ao longo da costa antártica

A tecnologia de mapeamento por satélite descobriu uma nova colônia de pinguins-imperadores na Antártica, onde estão altamente ameaçados pelo aquecimento global, anunciaram cientistas britânicos nesta sexta-feira (20).

Os pesquisadores detectaram essa colônia de cerca de 500 indivíduos pelas manchas escuras deixadas por seus excrementos no gelo, claramente visíveis do espaço, explicou o British Antarctic Survey em um comunicado.

A nova colônia eleva para 66 o número de grupos de pinguins-imperadores identificados ao longo da costa antártica, metade dos quais foram localizados devido a imagens de satélite.

"É uma descoberta emocionante (...) mas, embora seja uma boa notícia (...), esta colônia é pequena e situa-se numa zona muito afetada pelo degelo”, declarou o professor Peter Fretwell, que dirigiu a pesquisa.

Os cientistas desenvolveram este projeto para a identificação de colônias de pinguins graças a um sistema de satélite integrado no programa europeu sobre mudanças climáticas Copernicus.

O maior dos pinguins, o imperador só vive e se reproduz na Antártica e foi recentemente classificado como espécie em extinção pela autoridade americana de proteção à vida selvagem.

A mudança climática e o degelo da Antártida ameaçam suas áreas de reprodução, enquanto a acidificação dos oceanos afeta as populações de crustáceos dos quais se alimentam.

Os cientistas calculam que, no ritmo atual do aquecimento global, quase todos os pinguins-imperadores poderiam ter desaparecido até o final deste século.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.