O explorador urbano Ramy Awad, documentou uma visita a um castelo abandonado do século 19, que foi de vítimas do desastre do Titanic. A propriedade, localizada em Nievre, na região de Bourgogne-Franche-Comté, na França, estaria abandonado há quase dez anos.
O vídeo publicado por Awad no TikTok já acumula mais de 10 milhões de visualizações. Nele, o explorador apresenta os cômodos da casa, que permanecem completamente mobilhados com tapetes, móveis, painéis, estantes e colchas deixadas pelos moradores.
Awad conta que o castelo estava no topo da lista de locais que queria conhecer. “Fiquei instantaneamente apaixonado pela história rica do castelo. Foi minha exploração favorita nos oito anos em que exploro lugares abandonados”, contou ao The Post.
Construído em 1868, o castelo despertou interesse no empresário norueguês Engelhart Cornelius Østby, que comprou a propriedade em 1898. O empresário viveu no castelo com a esposa, Lizzy, e os cinco filhos por mais de dez anos.
Passageiro da primeira classe no Titanic, Østby viajou acompanhado pela filha Helene. O empresário morreu no naufrágio que aconteceu em 15 de abril de 1912 e Helene foi resgatada em um dos botes salva-vidas.
A propriedade está abandonada desde 2003, segundo o explorador. Os últimos moradores do castelo seriam de uma família indonésia, que teria negligenciado a propriedade. “Eles possuem ou já tiveram outras propriedades em países como Suíça e Holanda, que foram revendidas para recuperar dívidas”, explicou Awad.