Ouvindo...

Onda de calor: Portugal registra 47°C e Inglaterra emite alerta máximo de calor intenso

A Itália também se prepara para nova onda de calor

Onda de calor na Europa faz países divulgarem alerta máximo

Os institutos meteorológicos da Itália emitiram neste sábado (16) alertas para dezenas de cidades do país que podem enfrentar uma onda de calor mais intensa e altas temperaturas a partir da próxima semana.

O calor voltou a atingir a Itália e grande parte da Europa nos últimos dias e já registra temperaturas com picos de 36ºC neste fim de semana, mais de 6°C acima da média do período.

No entanto, a partir de segunda-feira (18) a grande onda de calor trará picos entre 40 e 42°C , principalmente no Vale do Pó, Toscana, Úmbria e Lácio. Já a região adriática e o sul do país experimentarão uma fase quente, mas não excepcional.

“Se Itália vai sofrer na próxima semana, Portugal e Espanha com 47°C registrados e Paris e Londres com previsão de 40°C certamente não estarão melhores. Em particular na Inglaterra há alerta máximo, cor vermelha, para o calor africano”, explicou Mattia Gussoni, meteorologista do iLMeteo.it, lembrando que o recorde atual de Londres é de 37,8°C, atingido em julho de 2020".

Para Giussoni, na Itália, “com o congelamento em torno de 4800 metros, nossas geleiras sofrerão ainda mais e as temperaturas africanas afetarão também o rei das montanhas europeias: o Mont Blanc, a 4809 metros, verá as temperaturas subirem até o pico esperado na quarta-feira, 20 de julho”.

Entre as cidades mais afetadas, a partir de segunda, estão muitas da Lombardia e Emilia-Romagna, incluindo Reggio Emilia, Mântua, Lodi e Cremona. Já Verona, Turim e Milão devem ter máxima em torno de 40°C.