Ouvindo...

Brasileira é alvo de ataque xenófobo em metrô de Portugal: ‘Por que não volta para seu país?’

Jornalista mineira filmou e denunciou as agressões nas redes sociais

Brasileira sofre agressão em metrô de Portugal

A jornalista mineira Aline Lima, de 28 anos, foi alvo de um ataque xenófobo dentro do metrô de Porto, em Portugal. Ela voltava para Braga no início da tarde de sexta-feira (8), cidade onde vive há três anos, quando um homem reclamou que ela estava ocupando espaço com um patinete elétrico dentro do metrô.

Após Aline perguntar se o patinete estava atrapalhando, o homem questiona por que ela não volta para o Brasil. A brasileira que estava filmando rebate: “Sabe que isso é xenofobia? Estou gravando e te denuncio para a polícia. Porque isso é xenofobia”. O homem então agride Aline.

A mineira registrou um boletim de ocorrência e denunciou o caso nas redes sociais. “Sofri uma agressão na estação São Bento, no Porto. Já tem três anos que vivo aqui e nunca tinha passado por isso. Eu tenho um patinete elétrico, não tinha corrente para prender no lugar certo dentro do trem. Um velho português começou a falar que eu não podia colocar embaixo da cadeira e começou a me xingar. Fiquei calada, mas ele insistiu e logo em seguida falou a famosa frase: volta para sua terra”, contou Aline.

Ao postar a denúncia nas redes, a brasileira voltou a ser alvo de ataques xenófobos, com internautas repetindo a frase do homem no trem: “volte para sua terra”.

“Quero muito divulgar e denunciar, porque muitas pessoas sofrem com isso, mas não têm coragem para denunciar. Sempre vejo vários relatos de casos assim. Muitos imigrantes têm medo de denunciar. Que sirva de exemplo para outras pessoas fazerem o mesmo”, desabafa Aline.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.