Ouvindo...

Projeto “Praça Viva” leva arte e consciência ambiental a bairro de Montes Claros

Mais de 300 pessoas participaram do evento, que transformou a praça do Half em um espaço de cultura, reflexão e conscientização ambiental.

A terceira edição do projeto Praça Viva – Música, Arte e Sustentabilidade movimentou o bairro Santa Lúcia, em Montes Claros, na noite deste domingo (22).

O projeto é uma iniciativa do Instituto Pegada Ambiental, idealizado pelo engenheiro ambiental Pedro Bicalho Maia, com apoio do Ministério Público de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A proposta é utilizar a arte como ferramenta para sensibilizar a comunidade sobre temas como coleta seletiva e preservação do meio ambiente.

Leia também

Desta vez, o espetáculo ficou por conta do Grupo Teatral Olho de Gato, sob direção da professora Mirian Walderez. De forma leve e divertida, a apresentação destacou a importância da participação de cada cidadão na construção de uma cidade mais sustentável.

“Ver a praça cheia, com o público participando e se emocionando, mostra que a arte tem o poder de transformar. O Praça Viva é exatamente isso: ocupar os espaços públicos com propósito, provocar reflexões e inspirar atitudes que cuidam da cidade e das pessoas”, destacou Pedro Bicalho.

Ao todo, o projeto prevê 15 apresentações gratuitas em diferentes bairros de Montes Claros até fevereiro de 2026. A próxima parada será no dia 6 de julho, na praça do bairro Monte Sião.

Além de promover acesso à cultura, o Praça Viva reforça a importância da sustentabilidade e do engajamento coletivo, despertando o senso de comunidade e fortalecendo a relação dos moradores com os espaços públicos.

Repórter da Itatiaia Montes Claros